sábado, 21 de abril de 2012

ADO A ADO - CADA UM NO SEU QUADRADO

A música composta pela ‘‘funkeira’’ Sharon Axé Moi nos traz o conceito de aptidão, habilidade ou formação que cada pessoa tem para desempenhar determinada função. No decorrer da música, se percebe a importância de cada indivíduo realizar somente a sua atividade. Em época de eleições, assistimos a muitos artistas, cantores, humoristas ou esportistas que, sem apresentarem ideais nem propostas, se candidatam a cargos públicos. Por favor, CADA UM NO SEU QUADRADO!
O pensador grego Platão já dizia desde a antiguidade que ‘‘assim como no corpo humano, cada órgão tem uma função que precisa cumprir para o bom funcionamento do organismo, cada alma possui uma aptidão, um talento que deve ser desenvolvido para servir à sociedade’’. Segundo Platão, a educação teria o papel de descobrir e aprimorar estas habilidades que já estavam presentes na alma de cada indivíduo. O governante precisaria de sabedoria para liderar todos estes talentos e promover o crescimento da cidade.
Todas as profissões representam funções extremamente importantes para o bem-estar e para o desenvolvimento social. O filósofo alemão Karl Marx (O Capital) dizia que é muito fácil comprovar a importância das profissões: basta o trabalhador menos valorizado parar de atuar e a sociedade sentirá sua falta.
Muito antes de Marx, o pensador grego Aristóteles já defendia uma potência existente em cada ser, e no homem. Tal potencialidade precisa ser desenvolvida para que todos os homens contribuam para o bem comum; o bem da comunidade, ou seja, todo indivíduo tem uma capacidade e precisa cumprir suas funções para a harmonia geral.
‘‘O indivíduo é único e insubstituível’’, como dizia Kierkegaard, e o homem precisa viver com aquilo que sua natureza ou formação lhe oferecem ‘‘Ser o que se é’’, como diria Aristóteles, por isso digo ‘‘‘ADO-A-ADO’’ CADA UM NO SEU QUADRADO’’.

FILÓSOFO RICARDO HIDEMI BABA
Texto revisado por Roberto de Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário